"BATON SÓ SE FOR DE CHOCOLATE... COCA-COLA SÓ SE FOR DE VIDRO... MARTHA SÓ SE FOR MEDEIROS..."

"RUSH SÓ SE FOR BANDA DE ROCK" "BALADA SÓ SE FOR DELIVERY"!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

CUIDADO PARA NÃO TRANSFORMAR O FACEBOOK EM UMA ILHA DE EDIÇÃO DA SUA VIDA...

É POSSÍVEL “VIVER” NUMA ILHA “INTERATIVA”?

PARA QUE JANELA CADA UM DE NÓS ESTÁ OLHANDO E O QUE QUEREMOS MOSTRAR DE NÓS NESSA ILHA?

Olá pessoal, o papo hoje é sobre COMPORTAMENTO E WEB, destaco o livro
ALONE TOGETHER(Sozinhos Juntos?)da pesquisadora Sherry Turkle.


E assim essa história começou.......

Adoro provocação inteligente!!!!! Eu estava assistindo ao programa Saia Justa do GNT na semana passada e quero dar um SALVE para esse assunto e claro muitos SALVES para o novo integrante do programa o XICO SÁ!!!! Que homem fantástico, leve, criativo, feminino e masculino, totalmente terceiro sexo como diz Caetano!!!! No programa passado ele comentou que tiraram uma costela do Beckham e criaram o METROSEXUAL... kkk.

Mudando de assunto fico me perguntando será que estamos nos encaminhando para virar hologramas socias? Muitas coisas mudaram antes e depois de Cristo, muitas coisas mudaram antes e depois das redes sociais(seriam anti-sociais?), eu como “analista do cotidiano”, não poderia deixar esse assunto passar e se dissolver no éter....
Por mais que não percebamos, as coisas que nos permeiam nos modificam e nos transformam para melhor, ou para pior, o que temos que fazer é estarmos sempre ligados!!!!
O papo de hoje é apenas um alerta, sei que a minha geração é mais imune pois tivemos outros referenciais, nos relacionávamos olho no olho, cara a cara, face a face, não dava tempo de se esconder ou mascarar sentimentos através da tela do computador, era uma vida mais real !!!!

É melhor se relacionar através do computador do que com uma pessoa que está ao seu lado?
Estar “conectado” é ter contato?

Cuidado....

No mundo de hoje todos nós temos que nos relacionar muito através de um computador, só não podemos nos permitir robotizar, perder contato humano, nos emocionar...
O computador foi criado e nada é criado por ele sem a inteligência e criatividade humana.
A finalidade desse canal, chamado rede social deveria ser um portal para nos aproximar tando de nós mesmos quanto dos outros , deveria ser somente para levar coisas boas para lugares que antes eram inalcançáveis, que podem ser próximos ou distantes, mas nunca fora de nós, trazer coisas boas e criativas para dentro de nós, para nossa evolução como seres humanos e não para nos fazer regredir, nos transformando em clones robotizados.
Leia abaixo alguns sintomas deste fato estão no livro da autora Sherry Turkle

  • Estamos tão conectados que esquecemos que podemos, de fato, estar uns com os outros em vez de nos comunicarmos eletronicamente. Estamos perdendo as nossas capacidades de colaboração...
  • A tecnologia ameaça dominar nossa vida e nos tornar menos humanos. Sob a ilusão de permitir uma melhor comunicação, na verdade nos isola das verdadeiras interações humanas, em uma ciber-realidade que é uma pobre imitação do mundo real.
  • A web nos deu um controle maior sobre a conversação. Detalhe que explica porque adolescentes não gostam de receber ligações de telefone por voz. Na ligação telefônica, tudo acontece em tempo real, você não tem tempo de pensar em respostas ou graduar a emoção.
  • O melhor da comunicação via SMS, email ou mensagens em redes sociais está no fato de que ela acontece de acordo com o seu ritmo, você tem mais domínio sobre a conversa e muito mais sobre o que você diz.
  • Turkle conclui que toda essa preocupação com a imagem faz com que o Facebook, por exemplo, seja, na realidade, uma “versão editada da nossa vida”. Nos apresentamos como gostaríamos que fôssemos e não como realmente somos.
  • No final das contas, acabamos confundindo amizade com conectividade. Não é por que estamos conectadas a 100 pessoas que essas 100 são amigas (o título do livro vem justamente de uma provocação neste sentido – “sozinhos e juntos ao mesmo tempo”. Às vezes, estar contectado ao Twitter ou a uma plataforma de rede social é como andar na avenida principal de uma metrópole. Ao mesmo tempo, estamos sozinhos e cercados de pessoas).
  • Assim que nos retiramos do fluxo da vida, a tecnologia oferece a ilusão de companhia sem as exigências da intimidade e da comunicação, sem riscos emocionais.

Sobre relacionamentos afetivos a autora destaca um dos pontos que considero o pavor que algumas pessoas tem de envolvimento....

Uma canção que se tornou popular no YouTube, em 2010, “Do You Wanna Date My Avatar? ” (Você quer se encontrar com meu avatar?) termina com a letra: ‘E se você acha que eu não sou a pessoa certa, log off, log off, e nós acabamos.’
A pergunta é como estamos editando nossa vida no facebook e qual a finalidade?
Pensem nisso!!!
Só vai sobreviver as mídias sociais aqueles que trabalharem com o criativo.. enquanto criamos colocamos a nossa assinatura humana nas coisas, não somos rôbos virtuais, repetindo coisas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário